Loading...
Loading...
cliente: Fanem
projeto: Novo Design para Câmara Hematoimuno
Esta câmara acondiciona basicamente bolsas de sangue e remédios oncológicos e estão distribuídas em mais de 90% dos hemocentros e hospitais de todo o Brasil. Com este produto no mercado nacional há mais de 10 anos, a Fanem utilizava uma plataforma já existente e almejava ter uma própria assim como design exclusivos.
desafio
Além de mudar o desenho do produto tínhamos que:
– trabalhar e entender todo o processo fabril atual da empresa;
– diminuir os custos de fabricação aumentando a percepção de valor do produto;
– maior economia de energia do produto;
– maior facilidade de manutenção do produto;
– fácil identificação dos insumos internos;
– melhor ergonomia (usabilidade) e interface gráfica;
– conectividade com dispositivos móveis;
foto produto anterior - 1
A importância da pesquisa.
Com todos esses parâmetros do desafio em mente, tivemos um grande processo de imersão em pesquisas dentro dos hemocentros e hospitais, onde colhemos informações cruciais de: usabilidade, ergonomia, transporte e acondicionamento do produto.
A partir das análises das pesquisas, concluímos entre diversos fatores que deveríamos apresentar além dos desafios que nos foi dado, novos conceitos de ergonomia da interface gráfica, manutenção do produto e limpeza.
Resultado
Foram 2 anos de projeto entre desenvolvimento de produto e interfaces gráficas. Como resultado, o design atendeu à todas as especificações de processo fabril da empresa e dos custos. A partir do sistema modular de refrigeração exclusiva desenvolvida com a Embraco, um dos maiores fabricantes de refrigeração do mundo, conseguimos uma redução de 40% no consumo de energia.
Com o sistema de refrigeração na parte superior do produto sugerido por nós, superamos a expectativa de uma maior agilidade de manutenção pela assistência técnica da empresa.
Em relação a parte de acondicionamento de insumos, conseguimos desenvolver uma fácil identificação de separadores de bolsas e remédios em que facilitamos o profissional de saúde a ter uma melhor performance no seu dia a dia.
Quanto a conectividade, desenvolvemos uma exclusiva interface gráfica atrelada ao sistema SensorWeb® que, com a tecnologia wi-fi, ethernet e bluetooth, permitiu um fácil monitoramento à distância de todas as funções da Câmara, além de contar com uma patente própria SensyColor, que altera a cor da iluminação interna conforme a variação de temperatura.
Seu lançamento nacional foi na Feira Hospitalar de 2017, a maior feira de equipamentos médicos hospitalares da América Latina.
Dito como um sucesso de vendas logo no primeiro dia, a Câmara começará ser comercializada em três versões que desenvolvemos, Standart, Advanced e Premium.

 Previous  All works Next