Loading...
Loading...

cliente: PTI
projeto: Redesign Redutor de Velocidade WBX

A empresa perdia mercado principalmente em Feiras e Eventos pelo design do seu redutor de velocidade WBX estar defasado em relação à seus concorrentes.

Com um grande desafio de mudar não somente a cara do redutor de velocidade WBX, mas também agregar valor ao equipamento através da redução de peso, otimização de matéria prima, tivemos que manter diversas restrições e atribuições de Engenharia como:
– multiposicional, ou seja, o redutor pode ser apoiado no chão por diversos lados;
– não alterar a posição das furações e fixações;
– manter o mesmo dimensional;
– criar aletas de capacitação térmica para o equipamento não super aquecer;
– utilizar o mesmo processo de produção existente na fábrica (fundição);

Nosso conceito e estratégia de design era dar personalidade ao novo WBX. Conseguimos traduzir esse conceito integrando todas as faces do equipamento utilizando as aletas de capacitação térmica como parte do design.
Estudamos as limitações e exploramos ao máximo o processo de produção do cliente onde conseguimos provar para a empresa e a Engenharia que era possível fundir as aletas à 45 graus sem a necessidade de comprar maquinário extra ou a substituição da existente.

O resultado de todo este desenvolvimento foi em um produto vencedor do IF Design Award 2011 e também o prêmio IDEA Brasil, ambos classe Ouro,  pela categoria Industriais. O peso final do produto foi reduzido em 30%, favorecendo a economia de matéria prima, diminuição do desgaste com transporte e design inovador para a categoria.


 Previous  All works Next